Discurso do Presidente da SOAMAR-RIO durante a Cerimônia de Premiação do Concurso de Redação Amazônia Azul – 03MAR2019

Discurso do Presidente da SOAMAR-RIO durante a Cerimônia de Premiação do Concurso de Redação Amazônia Azul – 03MAR2019

DISCURSO CONCURSO AMAZONIA AZUL

 

 

Exmo Senhor Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra

Ilques Barbosa Junior

 

Autoridades Civis e Militares

 

Srs e Sras vencedores do Concurso aqui presentes

 

Prezados Soamarinos

 

Um dos mais importantes Filósofos e Teólogos de todos os tempos, o padre italiano São Tomás de Aquino, venerado pela Igreja Católica e respeitado por todas as religiões, escreveu uma célebre frase, no século XIII, que dizia o seguinte:

 

Sejamos gratos às pessoas que nos proporcionam felicidadesão elas os adoráveis jardineiros que nos fazem florir a alma.”

 

O concurso Amazônia Azul, iniciado em 2018 e agora finalizado com a premiação dos vencedores foi um fato que me deixou muito feliz e engrandeceu a minha alma.

 

Isto porque centenas de brasileiros ao participarem deste concurso, mergulharam em um dos assuntos que é uma prioridade Nacional, pois representa conhecer uma riqueza do povo brasileiro, que fará o nosso País florescer e se engrandecer.

 

Então como fiquei e estou muito feliz em liderar a iniciativa deste concurso, não posso deixar de ser grato ao Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, que ao tomar conhecimento do projeto em fins de 2017, abraçou a causa e deu todo apoio.

 

Obrigado Almirante

 

Sou também muito grato o Professor Carlos Alberto Serpa de Oliveira, Presidente da Fundação Cesgranrio, amigo dileto há várias décadas, que também abraçou o projeto e disponibilizou toda sua equipe para a realização do concurso.

 

Obrigado Profº Serpa

Obrigado Profª Ana Carolina Letichevsky

Obrigado Profº Paulo Rosa

 

E muitíssimo obrigado aos ilustres membros da Banca Examinadora, Acadêmicos Arnaldo Nisker e Domício Proença, da Academia Brasileira de Letras.

 

E sou ainda muito grato ao Conselho Nacional da Praticagem na pessoa do seu ilustre Presidente Gustavo Martins e o Secretário Executivo, Arionor C. de Souza que patrocinaram o concurso.

 

Também sou grato (hoje é dia de agradecer) ao Comandante do 1º distrito Naval, Vice-Almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes e ao Contra-Almirante Luiz Roberto Cavalcanti Valicente e tripulação do Centro de Comunicação Social da Marinha, pelo irrestrito apoio e cooperação em todas as etapas desta jornada.

 

Não posso deixar de louvar a memória do Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, criador da Soamar, sem o que talvez nada disto seria possível e aos ilustres Professores Tereza Velho e Edson Schetini, baluartes da Sociedade de Amigos da Marinha.

 

Minhas Sras. e Meus Srs.

 

A Amazônia azul é o grande desafio do povo brasileiro. A exploração sustentável das riquezas, contidas nesta área Marítima de quatro milhões e meio de Km2, colocará nosso País, no topo das potências mundiais.

 

Agradeço ao Grande Arquiteto do Universo a oportunidade a mim concedida neste projeto.

 

Parabéns aos Vencedores

 

Sejamos gratos ás pessoas que nos fazem felizes.

Eles são os jardineiros encantados que fazem nossas almas florescerem.

 

Muito Obrigado

DSC_6329

Habilidades

Postado em

18 de março de 2019