SOAMAR-RIO premia redações sobre a “AMAZÔNIA AZUL” – 15MAR2019

SOAMAR-RIO premia redações sobre a “AMAZÔNIA AZUL” – 15MAR2019

SOAMAR-RIO premia redações sobre a “AMAZÔNIA AZUL”

 

 

 

 

Daniel Mata Roque (*)

 

Na última sexta-feira, 15 de março de 2019, realizou-se no Salão Nobre do Gabinete do Comandante da Marinha, no Rio de Janeiro, a cerimônia de premiação do I Concurso de Redação Amazônia Azul, organizado pela Sociedade Amigos da Marinha do Rio de Janeiro (SOAMAR-RIO) em parceria com a Marinha do Brasil, a Fundação Cesgranrio e o Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA). O concurso foi iniciado em 2018, dividido em duas categorias: ao público em geral e aos estudantes universitários.

 

A Banca Examinadora foi composta pelos acadêmicos Arnaldo Niskier e Domício Proença, da Academia Brasileira de Letras. Em sua fala, o presidente da SOAMAR-RIO, Dr. José Antônio de Souza Batista, destacou a felicidade em levar este tema fundamental, uma prioridade brasileira, ao conhecimento e envolvimento da sociedade civil, honrando assim a função precípua desta entidade imaginada e criada pelo Almirante Maximiano.

 

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, que presidiu a cerimônia, ressaltou em seu discurso a importância vital que o mar sempre representou para o desenvolvimento econômico, social e estratégico de todas as grandes Nações, em todos os tempos, e a necessidade premente de divulgar, defender e explorar esta riqueza nacional. Cada uma das duas categorias premiou dez redações, reunindo civis e militares, profissionais e estudantes, universitários e colegiais. Os três primeiros colocados receberam prêmios em dinheiro, e os outros autores, um tablet.

 

A cerimônia contou ainda com as seguintes presenças: Almirante de Esquadra Leonardo Puntel (Diretor-Geral de Navegação), Vice-Almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes (Comandante do 1º Distrito Naval), Vice-Almirante Flávio Augusto Viana Rocha (Chefe de Gabinete do Comandante da Marinha), Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha (Diretor de Portos e Costas), Sr. Vladimir Tokmakov (Cônsul Geral da Federação da Rússia no Rio de Janeiro), Vice-Almirante RM/1 Wilson Pereira de Lima Filho (Presidente do Tribunal Marítimo), Contra-Almirante Luiz Roberto Cavalcanti Valicente (Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha), ContraAlmirante Amintas da Silva Viamonte (Comandante do CIAGA), Contra-Almirante André Moraes Ferreira (Chefe do Estado-Maior do 1º Distrito Naval), Professor Pedro Ernesto Mariano (Presidente da Liga de Defesa Nacional) e professores Teresa Velho e Edson Schettini (fundadores da SOAMAR-RIO), além de expressivo público civil e militar e membros da diretoria da SOAMAR-RIO.

 

(*) 2º. Diretor de Divulgação da SOAMAR-RIO

 

Confira as fotos do evento:

DSC_6322 DSC_6333 DSC_6342 DSC_6351

Habilidades

Postado em

18 de março de 2019